segunda-feira, 25 de junho de 2012

Carta: Escola Bíblico-Catequética e I Retiro


 Salvador, 17 de junho de 2012.
“Jesus dizia lhes: O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”.  Mc 4, 26-29

         

Caríssimos e caríssimas, paz e bem!


         Como vai a vida, a caminhada, seus familiares? Desejamos encontra-los todos e todas bem e com saúde! Animados e felizes na missão de servir e semear o Reino de Deus! 

         É por cauda desse Reino, ou melhor, por causa de Jesus Cristo que dedicou plenamente sua vida a serviço do Reino de seu Pai que estamos nesse caminho e nos colocamos sempre na dinâmica do discipulado e de um jeito corresponsável assumimos nossa formação catequética através da Escola Dom Jairo.

        Queremos lembrar que de 01 a 07 de julho estaremos juntos realizando o III módulo da Escola Bíblico-catequética. Relembramos a todos/as que será no mesmo local, no Centro de Formação de Lideranças no bairro Papagaio. Iniciando pontualmente às 07h do dia 01 com a missa e logo em seguida começaremos as aulas de Bíblia com a Maria Cecília Rover, assessora nacional da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-catequética. 

         Nos dias seguintes teremos nossa programação normal, aulas durante o dia e a noite as demais atividades, celebrações, revisão e encaminhamentos dos trabalhos de pesquisa, festa juninas e momentos de convivência e confraternização com o grupo dos ex-alunos da Escola que também estarão neste mesmo local fazendo o retiro de 05 a 07 do referindo mês. 

         Matérias a serem estudadas neste módulo: Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos; Catequese e Liturgia; Metodologia catequética; Mariologia; Catequese com adulto e o Ministério do catequista. 

         Professores e professoras que irão ministrar as aulas: Maria Cécilia Rover (Brasília-DF) – Pe. Sídney Marques da Silva (Jequié-BA) – Marlene Silva (Pouso Alegre-MG) – Pe. Vanildo de Paiva (Belo Horizonte-MG) e Pe. Jânison de Sá (Aracaju-SE). Todos com formação acadêmica e vivencias catequética. 


Alguns Avisos:

· A taxa de inscrição poderá ser feito no local da escola ou para quem preferi poderá fazer o deposito na seguinte conta - Agência: 0041-8. Conta poupança: 8276-7. Banco do Brasil. Titular: Iria Cristofolini.

· Tragam o trabalho – o projeto de formação para catequistas iniciantes. E também o trabalho de pesquisa feito pela equipe (tem algumas dioceses que ainda não entregou).

· Algumas pessoas ainda não enviaram todos os documentos. Pedimos sua atenção para isso!

· Teremos nos três últimos dias a presença das Livrarias Paulina e das Paulus, e também das Edições CNBB.

· Vamos construir um mural com memórias e histórias da catequese. Tragam fotografias, ilustrações, recortes de acontecimento da caminhada da diocese.

· No I módulo ganhamos uma garrafinha para tomar água. Lembram? Seria interessante trazer para ser utilizadas e assim evitar o uso dos corpos descartáveis.

         OBS : Nesse ano resolvemos escolher um tema para nossa noite cultural -  Festa Junina: Santos, Músicas e Comidas. É uma maneira criativa de valorizar a nossa cultura dando visibilidades para essas manifestações populares tão praticadas no Brasil e vivenciadas por todos nós na Bahia e no Sergipe. Então, venham preparados para esse momento celebrativo. Tragam bebidas, comidas, doces, roupas, apresentações teatrais, músicas, cartazes, adereços, fogos e muita criatividade para a nossa noite de confraternização.

Veja o compromisso que o seu grupo de convivência assumiu para este módulo e viabilize:

Ø Solidariedade ___ 10 Kg de feijão
Ø Alegria, Alegria ___ 20 Kg de arroz
Ø Alegria ___ 20 pacotes de Café
Ø Felicidade ___ 20 Kg de Açúcar
Ø Motiverança ___ 20 pacotes de massa de milho
Ø Esperança ___ 10 Kg de farinha

Continuemos firmes e unidos pela fé em Cristo Jesus. E não esqueçam como educadores e educadoras da fé que a nossa vocação é plantar e regar, nunca perdendo uma oportunidade de semear o Reinado de Deus. Sejam bem vindos! Até breve!

Atenciosamente, Ir. Luciene (pela coordenação da Escola).

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!