domingo, 9 de setembro de 2012

Resultados do Encontro de Catequistas na Diocese de Amargosa




6ª Encontrão Diocesano dos Catequistas de Amargosa
Tema: A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.
PARÓQUIA DE SÃO BENEDITO 
“...Senhor, para quem iremos? Só tu tens as palavras de vida eterna”. (João 6:68)


Queridos Catequistas!/Queridas Catequistas!
A paz de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Maria estejam com vocês!

No ultimo Domingo 26 de Agosto do ano corrente fomos convidados pela Igreja, a rezarmos pela vocação leiga, ou seja, apresentar a Deus um hino de louvor em ação de graças pela vida de doação de tantos irmãos e irmãs que se dedicam no anuncio da Palavra de Deus.
Como é de costume na Igreja Particular de Amargosa, celebramos juntos o dia do Catequista, com um momento de espiritualidade e formativo, tivemos nesse ano a imensa alegria de partilharmos na Paróquia de São Benedito as experiências feitas nos Zonais. Foi um momento de culminância, pois durante todo o ano nos debruçamos sobre a Palavra de Deus e alguns documentos da Igreja, como o Verbum Domini do Papa Bento XVI e o Livro 5 da Coleção: Catequese à luz do Diretório Nacional de Catequese, “ A Palavra de Deus na História”.
Depois da acolhida feita na praça da Matriz, cada articulador juntamente com os catequistas que fazem parte do seu zonal, entrou na ‘Tenda de Deus’  Igreja Matriz de São Benedito, cantando mantras motivadas pela Ir. Catarina, coordenadora da Dimensão Bíblica Catequética Diocesana de Amargosa. A mesma, motivou a oração inicial que foi totalmente inspirada no Prólogo de São João, (Jo.1, 1-18), intercalados por testemunhos de catequistas que fazem a experiência da leitura orante da Palavra.
Com a alegre e competente colaboração da Ir. Luciene, Coordenadora da Dimensão Catequética do Regional Nordeste III, os catequistas de nossa Diocese, aprofundaram o conteúdo do livro “A Palavra de Deus na História, uma mensagem dos bispos para toda a Igreja.” estudado nos zonais.
Intercalando com a fala da Ir. Luciene aconteceram as apresentações organizadas pelos zonais tendo por base os capítulos:
Capítulo 1º - A voz da Palavra: a revelação; zonal 1º (São Mateus) que desenvolveu uma poesia;
Capítulo 2º - O rosto da Palavra: Jesus Cristo; zonal 2º (São Marcos) que elaborou uma canção;
Capítulo 3º - A casa da Palavra: a Igreja; zonal 3º (São Lucas) que fez uma apresentação teatral;
Capítulo 4º - Os caminhos da Palavra: a Missão; zonal 4º (São João) que também fez uma apresentação teatral.
Durante todo o encontro tivemos a presença muito fraterna do nosso bispo D. João Nilton, o mesmo presidiu a Celebração Eucarística e em sua homilia frisou a importância desse encontro na Diocese, pois motiva a vocação do catequista e a convicção que todos são chamados a testemunhar não só com palavras, mas com a própria vida, a pessoa de Jesus Cristo.
Redemos a Trindade Santa nosso hino de louvor por todos que rezaram e de forma diversa se colocaram a disposição para o bom êxito deste 6ª Encontrão Diocesano de Catequistas.

Um comentário :

  1. pelo que percebi foi uma bela celebração!!!
    paz de cristo!!
    juntoemisturado-danny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!