quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Terminando para Começar


Ocorreu entre os dias 20 e 26 do mês de janeiro o quarto e último módulo da terceira turma da Escola Bíblico Catequética do Regional Ne3, Dom Jairo Rui de Matos.
Era notável a alegria dos alunos que aos poucos chegavam. Ali representava o fim de uma caminhada de quase dois anos e a oportunidade de reencontrar talvez pela última vez muitos dos que fizeram parte desta história.
As aulas tiveram inicio no dia 20. Neste módulo passaram por lá auxiliando a entender melhor os mistérios do Reino o Pe. Marcos com as cartas Paulinas e católicas e também com os escritos Joaninos. A Ir. Luciene, que nos ajudou a compreender melhor o uso  Bíblia na catequese. O Leandro, da diocese de Alagoinhas, que nos trouxe de modo simples mas esplendoroso a catequese inculturada. A Poliana lá da diocese de Ilhéus, nos auxiliando na catequese com pessoas com deficiência, e por fim o Pe. Jânison, aprofundando ainda mais a formação do Catequista.
Sem sombra de dúvidas os alunos tiveram um belo módulo. Foi um momento profundo de enriquecimentos a nível de conteúdos, mas muito mais que isto, foi um momento de demonstrar a unidade que tinha sido gerada entre os participantes. A importância que cada um que estava ali presente tinha. O que cada um representa para o Outro. Foi o momento de descobrir o que esta Escola representou pra cada um.
A oração da tarde da sexta feira, foi um momento de muita emoção. Foi impossível as lágrimas não rolarem nos rostos de muitos que ali estavam presentes. A emoção de um algum modo se apoderou de todos os que ouviam as preces que eram elevadas a Deus em forma de agradecimentos.
Em uma das preces, um dos alunos da escola dizia: “Quando sai daqui no primeiro módulo, falava prodígios da Escola a todos os que eu encontrava, porque acredito que experimentei um pedacinho do céu aqui, pois estava em um lugar onde as pessoas se amam e amam a Deus. Se o céu for assim já me dou por satisfeito.”
Se pararmos para refletir um pouco mais afundo esta frase, perceberemos que a Escola de Catequese Dom Jairo, vai muito além do intelecto. Não se preocupa em formar catequistas para um trabalho qualquer. Se preocupa em formar catequistas íntegros, que tenham capacidade de amar, que saibam perdoar, e que acima de tudo saibam ver a Jesus em todos quantos passarem diante de ti.
Foi enorme a experiência nestes quatro módulos do “aprender a fazer fazendo”, todos aprenderam com as experiências do outro. Ouvir o que o outro tinha a dizer sobre suas experiências era como que dar uma injeção de ânimo na alma de cada um, de modo que pudessem todos perceber que todos passam por dificuldades, mas o profundo desejo de ser canal do Amor de Deus na vida de todos quantos não o conhecem faz superar todo e qualquer desânimo, toda e qualquer tribulação.
Na noite da sexta-feira, os alunos organizaram a festa de despedida. Ali também foi um momento de fortes emoções. Os coordenadores que sempre estavam atentos aos alunos, procurando dar o melhor de si para que a Escola acontecesse da melhor forma, se tornaram “vítimas” dos alunos, como disse a Ir. Luciene, foram “postos na berlinda”.
            No momento da festa os coordenadores tiveram que sentar em um lugar preparado especialmente para eles, e então os alunos iniciaram as apresentações. Por primeiro foi apresentado um cordel, vindo de lá de Porto da Folha (Diocese de Propriá), onde sua escritora Dodô, contemplava nele a todos os que  passaram pela escola; os coordenadores, professores e alunos.  Depois vieram as homenagens aos coordenadores. Cada grupo de convivência ficou responsável de escrever uma carta endereçada a um dos coordenadores, e aí então, era difícil não se emocionar, afinal os alunos falavam dos coordenadores a partir daquilo que viram neles. Havia sido preparado também uma carta para Joelma, uma as coordenadoras que infelizmente não pode estar presente. No momento de sua carta, os alunos telefonaram para ela, colocaram o telefone no viva voz e puseram no microfone. Enquanto era lida a carta para ela foi difícil encontrar alguém que não derramasse uma lágrima. As lágrimas dos alunos e coordenadores se uniam às lágrimas de Joelma que fisicamente estava tão longe dos alunos, mas ao mesmo tempo se encontrava tão próxima por sua imagem deixada nos corações de cada um.
Após o momento de leitura e entrega das cartas, Reizinha cantou uma bela música sobre a amizade e em seguida, continuaram as homenagens para os coordenadores. Os alunos haviam trazido um pouco de seus dons para partilhar com os coordenadores. Lembranças de modo que jamais eles esquecerão os rostos dos que passaram por esta terceira turma da Escola.
Por fim, os alunos concluíram este momento em uma grande roda cantando “amigos para sempre.” Em seguida é claro os alunos foram para os comes e bebes porque ninguém é de ferro.
No sábado pela manhã houve a avaliação da Escola pelos os alunos e em seguida a Missa de encerramento e envio que foi presidida pelo Arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar. Nesta celebração foram apresentados também os novos coordenadores da Escola Dom Jairo Rui de Matos.
Após o almoço o doloroso momento da partida. Cada um voltando para suas casas, para suas paróquias, para suas realidades . Encontrar esse povo de Deus novamente? Quem sabe um dia... Mas a certeza que todos partiam dali no coração era a de que, aquela Escola terminava pra que cada um pudesse começar... começar a sua Missão, com um jeito novo, com o Jeito de Cristo, com o ardor Missionário que com certeza floresceu cada vez mais a partir do primeiro encontro desta turma que aconteceu em Julho de 2011.
Essa turma passou escola e fez história. Você também pode se juntar a nós e fazer história também, na Escola e no Reino. Esperamos você que deseja fazer parte desta grande ciranda Catequética na próxima turma que se inicia no próximo dia 30 de junho. Que você possa olhar pra Cristo e dizer “Onde estaria eu, se não fosse o teu amor Senhor? Como seria feliz se não fizesse o que me manda o meu Senhor?”
Te esperamos ansiosamente!

Deivide Marcklai

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!