terça-feira, 2 de julho de 2013

EBC: A formação da quarta turma está começando!



No último domingo, 30 de junho, bem antes que a aurora levantasse, a catequese do Regional Ne3 despertava feliz, durante o dia anterior e durante a madrugada deste dia, chegavam em Feira de Santana catequistas das mais diversas dioceses do nosso regional.

Podíamos ver a alegria e expectativas estampados nos rostos de nossos catequistas. Víamos em suas faces a esperança de na Escola encontrar a oportunidade de propiciar dias melhores para a catequese de suas realidades diocesanas.

Iniciamos a parte da manhã com o café, todos ainda muito tímidos, muito presos aos seus companheiros de viagem e diocese, na observação do ambiente e das novas e diversas pessoas que se encontravam diante de seus olhos.

Em seguida, aconteceu o momento da oração inicial, foi feito ali a chamada de todas as dioceses do regional, e ao chamar o nome da Diocese, aquelas que tinham representações, respondiam “eis-me aqui”, confirmando sua presença e afirmando o desejo de dias melhores para a construção do Reino em suas realidades.

Este momento inicial contou com dois instantes, um no lado de fora do espaço dos encontros e outro no pátio interno. No pátio foi montado o cenário de um caminho, esse caminho representava o itinerário que estes nossos catequistas perpassarão nestes quatro módulos que  da Escola.

Os catequistas haviam sido convidados a trazer coisas que lembrassem suas realidades. Aqueles que trouxeram foram explicando o que significava e foram espalhando pelo caminho do cenário.

Ali, houve um momento de acolhida, onde foi repetido para cada um “fulano, seja bem-vindo, eu te acolho, te dou espaço e caminho contigo.” Simbolizando assim a aceitação  e o desejo de crescer com o diferente.   

Após este belo momento de oração e compromisso com o diferente, houve a dinâmica de separação dos grupos, momento bastante descontraído, onde todos foram convidados a entrar na roda e descalçar-se, de modo que uns calçaram os sapatos, sandálias e tamancos uns dos outros.

Após a separação dos grupos, foi o momento de iniciar as aulas. Tanto no domingo quanto na segunda, as aulas ficaram por conta do Dr. em Bíblia o Pe. Marcos Alcântara, com a disciplina de Pentateuco.

Hoje, terça-feira, contamos com a presença da psicóloga Nevidalva, para as dinâmicas de integração dos grupos e para a disciplina de psicologia da fé.

Nesta turma, temos um público bastante diverso, e esperamos que possamos verdadeiramente desenvolver um itinerário catequético, de modo que auxiliemos a todos quantos necessitarem de auxílio para o crescimento do Reino.


Deivide Marcklai

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!