segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Importância das Dinâmicas na Catequese

Acredito na catequese como um serviço missionário. Catequistas, de um modo geral, não se acomodam na Pastoral da sagrada rotina. Os catequistas tendem a ir onde existem catequizandos sedentos de conhecimento. Catequistas vão à busca de conhecimento e aprofundamento para poder preencher melhor seus pupilos.

O evangelho nos mostra que Jesus ensinava por parábolas. Ele nos mostra que para evangelizar é preciso falar a linguagem daquele que vai ouvir. Transpondo isso para a catequese, podemos dizer que o catequista utiliza-se de dinâmicas para fazer-se ser compreendido por seus catequisandos.
 O medo da associação da catequese com a escola faz com que, precipitadamente alguns catequistas tentem animar demasiadamente a catequese. Outros pretendem “animar” a turma, outros procuram maneiras lúdicas para explicar. Proponho-me a fazer entender que dinâmica dentro da catequese não pode e não deve ser associada a joguinho e brincadeiras para “passar o tempo”.  Quando acontecerem (não é preciso ter dinâmicas em todos os encontros), devem ser bem planejada e fundamentadas na Bíblia. Ou seja, devem ter fundamento e finalidade bem explicitas.
É possível classificar as dinâmicas em seis grandes grupos: Técnica quebre-gelo, técnica de apresentação, litúrgicas, técnica de interação, técnica de capacitação e técnica de relaxamento e animação. Mas cada qual tem o seu momento oportuno para ser utilizado.
Como na maioria das Paróquias a catequese esta no inicio, por isso começarei pelas dinâmicas de quebra-gelo. Esse tipo de dinâmica ajuda a tirar as tensões do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro. Pode ser um momento informal onde os catequizandos se movimentam e se descontraem. Resgata e trabalha as experiências de criança.  E são recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.
Um  bom exemplo é uma dinâmica adaptada de quebra-gelo, que eu chamo de Que Santo sou eu?
OBJETIVO: Facilitar o entrosamento e descontração do grupo em seu primeiro
contato. Ajuda no reconhecimento e estudo dos Santos da nossa Igreja (como nos pede o Porta Fidei).

FUNDAMENTAÇÃO BIBLICA: Mt 5,48

MATERIAIS:
·         Um pedaço de papel com o nome de Santos para cada participante. Pode ser também o desenho da imagem.
·         Fita crepe para prender os papéis às costas de cada participante.

TEMPO DE APLICAÇÃO: 30 minutos

NÚMERO MÁXIMO DE PESSOAS: 30

NÚMERO MÍNIMO DE PESSOAS: 10
PROCEDIMENTO: O catequista pede inicialmente que eles fiquem em duplas, de preferência em duplas de pessoas que eles não conheçam ainda e explica que será fixado nas costas de cada catequizando um papel contendo um nome de um Santo e que não devem pronunciar estes nomes, pois o colega que o tem preso às costas não pode sabê-lo.
Tendo terminado de fixar os papéis, o catequista explica as regras da dinâmica: Cada catequizando, tem por objetivo descobrir "que Santo ele é".
Para isso, o catequizando poderá fazer apenas 3 perguntas quaisquer, ao seu par, a respeito de seu Santo. O seu par só poderá responder com as palavras "sim" ou "não".
Em seguida invertem-se as funções e o outro par é quem faz três perguntas, o qual também só poderá responder com "sim" ou "não.
Se, com base nas respostas do outro colega, um dos dois descobrir "que Santo ele é", deverá ir ao catequista e dizer que Santo ele representa naquele momento.
Caso não descubra a dupla se desfaz e vai procurar outro par para reiniciar a sessão de 3 perguntas cada um. E assim sucessivamente.
A dinâmica termina quando: boa parte do grupo tenha conseguido descobrir "quem é"; quando a dinâmica exceda o prazo estabelecido; ou quando o entusiasmo do grupo pela dinâmica comece a diminuir.
Ao fim do da dinâmica, o catequista deve ler a seguinte passagem: Sedes Santos, assim como vosso Pai celeste é Santo. Mt 5,48 e reafirmar que esse deve ser o compromisso de todo cristão, a busca incessante pela Santidade.
Como proposta de vida[1] pode sugerir que eles pesquisem sobre aquele Santo que estava pregado em suas costas.

OBSERVAÇÕES:
1.    Essa dinâmica pode ser utilizada em qualquer etapa da catequese, mas requer adaptações. Por exemplo: Nas turmas menores, podem-se utilizar os profetas, as variações de nomenclaturas de Nossa Senhora, os Anjos e Arcanjos. Já nas turmas de jovens e adolescentes, pode-se (e deve-se) utilizar os intercessores e patronos da JMJ 2013, etc. Utilizando as particularidade da cada Paróquia, é bom utilizar sempre os santos patronos da Paróquia/Comunidade.
2.    Se a turma for ainda muito tímida, o catequista pode oferecer um prêmio para quem acertar primeiro.
3.    É bom ter sempre um fundo musical suave durante o tempo em que a dinâmica acontece.

Concluo, reafirmando que Dinâmicas na catequese não pode ser um mero artifício, mas desde que com finalidade e motivação do catequista, a mesma terá muitos benefícios.

É preciso fazer ecoar a Palavra de Deus em todo lugar.

Ate mais,
S. Avelino


Esse artigo faz parte da REVISTA DIGITAL SOU CATEQUISTA. Para acessar a revista integralmente, é só clicar AQUI.




[1] Em minha Paróquia, a proposta de vida, funciona quase como uma tarefa de casa, mas sempre com finalidade prática e humana. 

Um comentário :

  1. VALEU AS SUGESTÕES MUITO VÁLIDAS E SIMPLES DEUS OS ABENÇOE NESTE TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO

    ResponderExcluir

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!