quinta-feira, 17 de maio de 2012

“Brilhe assim a vossa luz...” (Mt 5,16)



Nesse espaço de novas possibilidades e novas luzes que vivemos hoje a internet transformou-se numa Rede de rede entre pessoas e organizações onde cada vez mais as pessoas utilizam meios eletrônicos para entrar em contato umas com as outras, aprender e ensinar, comprar e vender, divertir-se, manifestar sua opinião e alimentar a espiritualidade.

Por essa razão queremos aproveitar dessa rede que facilita a comunicação entre pessoas, grupos e organizações por meio de muitos recursos para dinamizar a nossa ação evangelizadora e socializar a nossa caminhada cristã. Para nós catequistas não temos duvida que é uma oportunidade para evangelizar crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Evangelizar através das novas mídias é uma maneira da Igreja poder mostrar sua face plural e diversificada e reforçar a mensagem transmitida através do testemunho da fé cristã, favorecendo a construção da unidade na diversidade.

A construção desse blog do regional tem o objetivo de ser um instrumento de formação, de divulgar e partilhar das atividades da Comissão Bíblico-Catequética Regional, das coordenações diocesanas, das regiões, das paróquias, assim como ficar conectado com o nacional.
Aproveitem esse espaço de interlocução que o mundo contemporâneo nos possibilita  para dá visibilidade as nossas iniciativas catequéticas realizada criativamente nos vários cantos e recantos do Sergipe e da Bahia.

Que essa ciranda de discípulos  missionários possa sucitar uma grande comunidade de aprendizagem, de catequizando e catequizadores em que as pessoas, os interlocutores, possa aprender uns com os outros, partilharem suas luzes e fazer brilhar a luz do Cristo Ressuscitado!

E não esqueçam, as redes sociais e as novas mídias podem nos ajudar muito, mas não percamos de vista o essencial. O espaço virtual não substitui o presencial, o encontro com o irmão com a irmã em comunidade, pois a vivência da fé passa pelos vínculos afetivos, pela cumplicidade e proximidade entre as pessoas. A comunidade é o lugar por excelencia da vivencia do amor fraterno.

Boas vindas pessoal! Fiquem a vontade, a casa é nossa! Participe! Vamos iluminar com a luz do Cristo que está em nós! Paz e Bem!
Fraternalmente,
Ir. Luciene

Coordenadora da Dimensão 
Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 3

4 comentários :

  1. A administração do Blog Catequese e Bíblia CNBB parabeniza o regional nordeste 3 pela iniciativa da construção do blog e incentiva todas dioceses deste regional a construírem os seus e que fiquem ligados ao regional.

    Joseilton Luz
    Administrador do Blog Catequese e Bíblia - CNBB

    ResponderExcluir
  2. Estou muito feliz pelo lançamento do nosso blog!!! Deus abençoe a missão da minha maninha Lú, como também as brilhantes blogueiras amadas, Sandra e Clécia. Deus as abençoe!!! Um abracheirão em todas! Joelma!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Regional Nordeste 3 por esse novo e corajoso passo. Sabemos que o mundo das comunicações está unificando o a humanidade, e concordo com a Luciene, quando diz que nada substitui o calor humano, o aconchego o estar próximo.... E como bem nos recorda o DNC nenhuma metodologia, nenhum meio de comunicação dispensa a pessoa do catequistas, pois a alma de todo método está no CARISMA do/a catequista e na sua sólida espiritualidade!!! Mas...quem diz que essa espiritualidade, esse calor... esse respeito não pode ser expresso através dos meios de comunicação? Vamos lá, catequistas do Nordeste 3,vamos cultivar nosso saber e nosso viver TAMBÉM através deste Blog. Coragem!

    ResponderExcluir
  4. A articulação da Região Pastoral 1 NE 3 Edcarlos da Diocese de Amargosa, felicita o Regional NE III, pela iniciativa e crendo confia que esse novo meio de comunicação vai favorecer muito a formação e interação catequética no nosso Regional.
    Parabéns Sandra e Clécia pelo desempenho!
    Felicitações a todos!
    Edcarlos de Amargosa!

    ResponderExcluir

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!