sexta-feira, 22 de agosto de 2014

LEMBRA COMO ERA A PEDAGOGIA DE JESUS?



Consegue identificar essa cena do evangelho?

Jesus sempre partia da situação de vida do povo e ajudava as pessoas a encontrar Deus e o seu reino no concreto das suas vidas. Temos inúmeros exemplos nos evangelhos, como a samaritana, o cego de nascença, Zaqueu... Assim Jesus conseguia colocar Deus e a humanidade numa profunda relação.

Essa atitude de Jesus se torna a primeira exigência da catequese, até hoje. Partir da vida, ser fiel ao ser humano e ajudar a descobrir os valores do Reino, o rosto de Deus. Aí está a dupla fidelidade que a catequese é chamada a viver, a Deus e ao ser humano, como nos lembra o documento Catechesi Tradendae. “Em qualquer hipótese, importa que o método escolhido se atenha acima de tudo a uma lei fundamental para toda a vida da Igreja: a lei da fidelidade a Deus e da fidelidade ao homem, numa única atitude de amor”. CT 55

Partindo desse princípio, não somos chamados a olhar essas duas realidades  separadas ou distintas, mas sim como uma única atitude espiritual, que nos leva a falar de Deus sem esquecer o ser humano. A falar de Deus como Jesus, a partir da realidade humana.

É isso que o próprio Deus nos ensina pela encarnação do seu filho Jesus. Para se revelar entra na história como homem, permitindo que o ser humano acolha a revelação na sua própria realidade humana.

E nós, será que estamos sendo fiel a essa dupla fidelidade ou estamos separando a mensagem evangélica da nossa história?

Para continuarmos nessa fidelidade precisamos dar atenção a psicologia dentro da catequese. Por isso, nos próximos artigos estudaremos as fases da vida de cada ser humano, com as suas características e os seus próprios questionamentos, sejam eles existenciais ou de fé. Assim estaremos ajudando as crianças, jovens e adultos a descobrir a sua sede de Deus e trilhar o seu caminho humano - espiritual, na certeza de que Deus sempre faz história conosco e permite que façamos história com Ele.

Fico feliz de partilhar um pouco dos meus conhecimentos com vocês, ao mesmo tempo desejo que interajam comigo, fazendo as suas perguntas, dando sugestões, partilhando experiências. Assim estaremos aprendendo juntos a dinâmica da vida e da catequese.


                                                           Irmã Sandra




A Irmã Sandra da Conceição Santos é da Congregação Irmãs de Santa Maria de Namur – ISM e é coordenadora diocesana de catequese em Estância-SE. Ela é Graduada em Letras-Português; Pós-graduada em Psicologia da Infância e em Libras. Curso de Extensão em Teologia; Escola de Formadores; Curso de Acompanhamento Espiritual, Ela participa da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Estância-SE.

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!