sábado, 23 de novembro de 2013

I Nordestão de Animação Bíblico-Catequética

Aconteceu nos dias 15,16 e 17/11 o I Nordestão de Catequese, com o tema: Desafios para a Transmissão da Fé. Reuniram-se na cidade de Maceió (AL), cerca de 200 catequistas dos regionais: Nordeste 1 (Ceará), Nordeste 2 (Alagoas, Pernambuco, , Rio Grande do Norte e Paraíba), Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), Nordeste 4 (Piauí) e Nordeste 5 (Maranhão) . Do nosso Regional (Nordeste 3)  um numeroso grupo para participar do evento, destaco a presença dos padres, religiosas, seminaristas e de catequistas de diversas (arqui)dioceses.
Os assessores Pe. Lima, Pe. Elison e Pe. Jânison, desdobraram o tema principal apresentando os seguintes desafios: Inciação à Vida Cristã, A Palavra de Deus e Catequese e Liturgia. De maneira dinâmica, as apresentações permitiram que os catequistas pudessem refletir sobre os desafios atuais para a transmissão da fé a partir da experiência de uma catequese com estilo catecumenal, vivencial e alicerçada na Palavra.
O I Nordestão foi um marco histórico para a Catequese no nordeste, já que congressos no mesmo estilo já são realizados há muito mais tempo em outros regionais do Brasil. Enquanto o II Nordestão não chega, busquemos superar os desafios e transmitir a fé de forma consistente e viva à medida em que anunciamos o Cristo vivo e ressuscitado presente em nosso meio.
Certos de que desafios não vão faltar, os catequistas retornaram para suas (arqui)dioceses cheios de fé e da alegria da partilha, dispostos a aprofundarem seus estudos, para conhecer mais e servir melhor. Até o ano de 2016, em Fortaleza (CE), vamos nos preparar para quem sabe superar esses desafios e vencer tantos outros!

Clécia Ribeiro
(catequistaclecia@gmail.com)

Catequista na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Arquidiocese de Feira de Santana - Bahia

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!