sexta-feira, 23 de maio de 2014

Encontro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste III, Bahia-Sergipe


A comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste III, Bahia-Sergipe, esteve reunida no Recanto Maria de Nazaré na Arquidiocese de Feira de Santana-Bahia nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2014.
Este encontro acontece anualmente sempre na 3ª semana de maio e o público alvo são as coordenações (arqui)diocesanas do Regional que tem 25 dioceses divididas nas 6 regiões pastorais.
Quem assessorou o encontro foi o Padre Jânison de Sá Santos, atual reitor do Seminário Maior Nossa Senhora Da Conceição, Aracaju-Se e Doutor em Sagrada Teologia com ênfase em Catequese e Pastoral Juvenil.
Todo o encontro celebrativo e  pautado na urgência da implementação de um Itinerário para uma catequese de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal. O Itinerário adotado Catequético para a Iniciação à Vida Cristã apresentado e adotado pelo Regional Nordeste 3 é composto por quatro roteiros que abrangem as crianças, os adolescentes, os adultos batizados que necessitam de aprofundamento e os adultos não batizados.
Reforçamos as seguintes palavras do Pe Janison:
“O conceito teológico ‘fé’ parece tornar vão qualquer pretensão de uma intervenção pedagógica externa ao dinamismo interior do que crê. A fé é fruto de um encontro entre a graça de Deus e o mistério da liberdade humana. Consequentemente, a iniciação cristã significa a ação interior e transformante realizada por Deus, de forma livre e gratuita.
Permanecem, contudo, as necessidades de favorecermos e despertarmos à conversão; de promovermos e fortalecermos as atitudes de fé; de fazermos conhecer a mensagem cristã; e de educarmos ao agir cristão. Exatamente, por isso, não só é possível, mas necessária, a iniciação cristã.
Uma catequese de ‘inspiração catecumenal’ busca renovar à humanidade, transformando critérios, valores, correntes de pensamento, modelos de vida que estão em contraste com o Reino de Deus.
Mas para que a ‘inspiração catecumenal’ aconteça, é preciso uma verdadeira ‘conversão pastoral’ do ato catequético. É preciso que passemos de uma transmissão ‘infantil’ a um planejamento pastoral que privilegie jovens e adultos, aonde a transmissão ‘doutrinal’ dê mais espaço a uma transmissão centrada na e na globalidade da experiência cristã.”

Durante o encontro tivemos as presenças do Dom Itamar Vian, Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana-Ba e do Dom Guido Zendron, Bispo da Diocese de Paulo Afonso - Ba e Bispo referencial da Catequese no Regional Nordeste 3. Ambos transmitiram aos presentes palavras de incentivo e motivação.
No domingo dia 18 o encontro teve sua culminância com a avaliação do encontro e a construção do calendário 2014/2015. Dentre as decisões destacam-se estas:
·         Próxima Reunião com os coordenadores Diocesanos do Regional Nordeste 3 será de 15 à 17 de maio de 2015 em Feira de Santana, com o tema: Catequese e Bíblica: Comemoração dos 50 anos da Dei Verbum;
·         Foi escolhida uma equipe para a construção de subsídios para a catequese do Regional Nordeste 3 seguindo o Itinerário apresentado;
·         As Regiões Pastorais marcaram encontros para acontecer em 2014 para uniformizar a propagação do Itinerário nas Dioceses;
·         Em julho de 2015 haverá um encontro com os coordenadores de Escolas Bíblicas Catequéticas de todo o Regional Nordeste 3 para avaliação e uniformização de critérios, conteúdos e abrangências.

E neste espírito de esperança e de comunhão fraterna, o encontro proporcionou grandes momentos encontro,  reflexão, criação e de conhecimento. 

Que a força e a paz do Ressuscitado esteja com vocês! E que nossos mais novos Santos de casa, João XXII e João Paulo II roguem a Deus por nós!

Um comentário :

  1. Estes são momentos de suma importância no andamento da catequese nas dioceses, devemos ir beber na fonte, onde somente depois levaremos aos outros o que vimos e ouvimos. Obrigada por momentos de conhecimentos, troca de experiência e confraternização.

    ResponderExcluir

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!