quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Lançamento da Coleção Iniciação à Vivência Cristã

A coleção Iniciação à Vivência Cristã é fruto do trabalho do Pe. Leandro Francisco Pagnussat e da catequista Maria Augusta Borges. Ambos  registraram as experiências  vivenciadas na Paróquia de Itapirapuã, na Diocese de Goiás. A obra que é dividida em cinco exemplares foi lançada durante mais um módulo da Escola Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 3.

Catequistas da Bahia e de Sergipe puderam acompanhar o lançamento no dia 24 de janeiro, embalados por poesias e pela empolgante contadora de história Fabíola Saraiva, que é catequista no Distrito Federal. A musicalidade da Orquestra Santo Antonio da cidade de Conceição do Coité/Ba também embalou a apresentação da obra.

O Pe. Leandro Pagnussat apresentou-nos um pouco do que esta rica coleção tem a colaborar com o fazer catequético dos catequistas Brasil a fora.
O primeiro exemplar tem os seguintes objetivos:
ü  partilhar a vida e a fé;
ü  crescer em uma espiritualidade orante e encarnada, ou seja, trazer a vida com seus apelos para a oração;
ü   conhecer melhor a Bíblia como o primeiro manual da evangelização e da catequese;
ü  expor os desafios e as dificuldades pessoais que esta missão está despertando.
ü  Estimular cada pessoa da equipe a ser agente da construção de uma verdadeira comunidade fraterna e evangelizadora.
 

 No segundo volume o objetivo é retomar o amor com o qual os apóstolos levaram ao mundo o primeiro anúncio da pessoa de Jesus, crucificado e ressuscitado, pela missão de reconduzir os filhos dispersos ao coração do Pai. Seguir, passo a passo, nas pegadas do Salvador, o plano da salvação.

  
O terceiro volume quer deixar transparecer o zelo, cada vez mais exigente, com o cuidado pastoral pelos catecúmenos, por meio de uma formação que contemple as pessoas por inteiro. É Deus quem trouxe, em nossa comunidade, pessoas com todas as suas necessidades humanas e espirituais, em busca de um sentido mais profundo para a sua existência, por meio da vida cristã.



Contempla-se no quarto volume a vivência do terceiro tempo – iluminação e purificação. Este é o mais curto de todos, acontecendo nos limites do tempo litúrgico da Quaresma.  Durante este tempo, tão limitado cronologicamente, multiplicamos os minutos, pois é muito intenso o programa a ser cumprido em favor dos eleitos: celebração de eleição ou inscrição do nome.


 No quinto volume propomos como objetivo a vivência e a transmissão dos conhecimentos mais completos e profundos acerca dos mistérios celebrados nos Sacramentos de Iniciação. O livro está desenvolvido para levar esta comunidade iniciante a cultivar uma maior intimidade pela Palavra de Deus, o mistério celebrado e a vivência fraterna em comunidade.




A Obra também foi lançada na Arquidiocese de Salvador, na livraria Vozes no dia 27. Os que desejarem conhecer melhor esta vivência podem adquiri-la numa livraria católica em sua cidade ou pelo site da editora Vozes. Além disso, aqueles que quiserem mais informações também podem contactar o Pe. Leandro através do e-mail:   leandropagnusat@hotmail.com . 




0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!