sexta-feira, 7 de março de 2014

CARTA À JOVEM DAM (REFLEXÕES SOBRE YOUCAT, EVANGELIZAÇÃO E JESUS NA NET!)



1. SAUDAÇÃO
Querida Dam[1], para você e para todos os santos que lerem esta carta, graça e paz da parte do Pai (que também deve ser Mãe) e de Jesus, nosso Amigo e Senhor.

2. POESIA PASTORAL: VEM E POSTA-ME!
Escrevo-te para conversarmos sobre YOUCAT. Mas primeiro, enquanto estudava e navegava noites dessas, veio-me esta poesia, que compartilho com você:

- “Jesus está na net?”,
perguntara Teófilo.
O que vos digo ao pé do ouvido,
twitai sobre os telhados[2]
Porque entre mil faces, lá
estavam as sementes do Verbo[3],
entre apps e joio.
Deixai-os crescer juntos, até a colheita![4]

Teclo estas coisas ao Anjo de minha Cyber igreja[5],  
para que não esqueça
que a rede é lugar de teofania:
o que ouvimos,[6]
o que comentamos,
o que vimos com nossos olhos,
o que curtimos,
o que contemplamos,
o que compartilhamos,
o que nosso coração sentiu,
e o que promovemos
do ‘cara’ de Nazaré,
é porque amamos (seguimos) e queremos conhecer
e queremos conhecer para amar (seguir).

3. YOUCAT: “PRUDENTES COMO AS SERPENTES, SIMPLES COMO AS POMBAS”.
Dam, o que você aprendeu sobre Evangelização? O que você sente a respeito da Igreja nos tempos de hoje? Em que nível de paixão se encontra sua relação com Jesus? Parecem perguntas bobas, mas as perguntas bobas são as melhores...

Sabe por que Jesus ensinava por parábolas? Porque parábolas era o que dava certo no seu tempo. E o que será que daria certo em nosso tempo? Na Bíblia, o “marshal” (termo hebraico para designar comparação, provérbio, adivinhação, fábula, alegoria) era bastante usado, apesar de que Jesus o faz de forma completamente nova: simples, inquietante e profunda[7]. Hoje, como você pode inquietar, trazendo profundidade e, ao mesmo tempo, sendo simples (claro, direto, objetivo)? Mas que tudo, antes de querer inquietar e pretender chegar ao coração dos jovens, seja inquieto e permita-se invadir diariamente pela inquietude do Evangelho de Jesus. O YOUCAT é um instrumento de evangelização, por isso o trabalho com ele precisa fazer você refletir acerca dessas coisas.

A Igreja vive um tempo novo... Mas analise por sua comunidade: as pessoas estão se achegando mais à vida comunitária? Os jovens estão dinamizando a paróquia? A liturgia encanta os participantes, sobretudo, os “católicos misseiros”? Pode ser que sim, pode ser que não. Mesmo assim, grandes possibilidades se abrem à nossa frente. Vivemos recentemente a explosão de catolicidade da JMJ: ‘catolicidade ou popularidade’? O Papa cercado por uma multidão quase incontável de jovens do mundo todo não garante fé, expressa que ainda somos bastante populares. Mas devemos aprender com esse momento e com tudo que ele traz. Imagem é mesmo quase tudo! Se quisermos anunciar Jesus, não podemos esquecer que para isso é preciso fazê-lo de maneira evidente e pública. Não ter medo subir nos telhados como ele pede no Evangelho (Cf. Mt 10,27b), ou seja, o lugar mais alto que nossa realidade oferecer – será a net? O YOUCAT nasce neste contexto. O próprio Papa Bento XVI o coloca nesse contexto: “formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet” [8]; por isso não podemos ficar fora dessa. É nosso telhado do momento!

E onde fica Jesus nisso tudo? É importante lembrar que o YOUCAT é o córrego que leva para o rio, o Catecismo; que leva para o mar, a Sagrada Escritura; que precisa levar para o oceano, que é Jesus! Seguindo o curso das águas desta forma, nunca nos perderemos. Jesus precisa voltar com muita força na Igreja: Ele, o Evangelho dele, seu Reino, sua opção, seu sonho, sua Cruz e sua Ressurreição. Precisamos reaprender com os primeiros cristãos o kerigma básico: Jesus total. Uma das perguntas do YOUCAT: “Por qual razão Jesus é o Senhor de todo Universo?” (YOUCAT 110) Se aceitamos a Ele como Nosso Senhor, temos que segui-lo com todo nosso corpo, coração e paixão. Comece o estudo youcatiano por Jesus: Ele é o princípio de tudo. Lembre o Evangelho, leia o Evangelho, assista o Evangelho, pratique o Evangelho. Não só aquela parte que você gosta, mas se esforce para buscá-lo em sua inteireza. Assim serás feliz.

4. DINANCRIANDO: “JESUS NAS REDES”
Proponho-lhe, então, Dam, um desafio, algo que possa chacoalhar sua vida e de seu grupo ou comunidade:
OBJETIVO: Aprofundar e anunciar o Evangelho de Jesus e os ensinamentos da Igreja nas redes sociais.
1. Construa e desenvolva um dinâmico encontro com seu grupo sobre o YOUCAT;
2. Escolha com o grupo um dos jovens para construir um perfil ou comunidade em alguma rede social (Facebook, Twiter, Instagram, Google+, WhatApp ou qualquer outro; ou todos eles).
3. Durante um período determinado de tempo (talvez um mês ou menos) você irá postar diariamente trechos do YOUCAT e da Sagrada Escritura. Prepare essas postagens, use imagens, textos curtos e profundos, em geral, que tragam o que foi experimentado pelo grupo. Às vezes na própria Internet já tem muita coisa pronta, recorra ao velho Google!
4. A atividade do grupo será comentar e compartilhar esses ensinamentos, a fim de tornar Jesus mais conhecido, amado e seguido.
5. Depois do período pré-estabelecido, avalie com o grupo as luzes e sombras deste trabalho: Em que rede deu mais certo? Que tipo de conteúdo as pessoas mais curtiram? Como continuá-lo?

5. BENÇÃO
Maran atha! A graça do Senhor Jesus esteja com você! Com todos vocês está o meu amor em Cristo Jesus” (1Cor 16,22-24). Amém!




[1] Dam é um apelido que criei para “Dâmaris”, uma mulher que aparece no episódio de Paulo no Areópago (cf. At 17,34).  Paulo se encontra pregando em Atenas, quando filósofos o levam até o Areópago (uma espécie de câmara, conselho ou tribunal) e pedem: “Poderíamos saber qual é essa nova doutrina apresentada por ti?” (At 17,19b). O Areópago é o espaço das grandes discursões, da política, é o centro da grande cidade. Nós hoje nos encontramos com “novos areópagos” onde precisamos dar razão do que acreditamos. Com certeza a Internet é um grande areópago de nossos tempos e é nela e por ela que queremos apresentar a beleza de nossa fé cristã-católica, conversando sobre o YOUCAT. Dam é uma catequista, militante de grupo de jovens, animadora da liturgia, como inúmeras em nossas comunidades.
[2] Cf. Mt 10,27b.
[3] Cf. CONCÍLIO VATICANO II. Dei Verbum, 11.
[4] Cf. Mt 13,30.
[5] Cf. Ap 2,3.
[6] Cf. 1Jo 1,1-4
[7] Cf. PAGOLA, José Antônio. Jesus: Aproximação Histórica. 6 ed. Petrópolis, Vozes, 2013, p. 147.
[8] BENTO XVI. Prefácio do YOUCAT, p. 10.

Márcio L. d'Oliveira, também conhecido como Macico é Catequista e Coordenador de Pastoral (no Colégio Marista São Luís, Recife - PE). Ele é licenciado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira, Salvador - BA; Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Feira de Santana, Feira de Santana – BA. Atualmente participa da Paróquia Nossa Senhora de Belém (Estrada de Belém, Encruzilhada, Recife - PE). Também prestou assessoria de Pastoral das Juventudes, Pastorais Sociais e coordenação de Escolas Teológicas (Curso de Extensão Teologia – Faculdade Católica de Feira de Santana, Escola Arquidiocesana de Teologia para Leigos e Escola das Juventudes D. Hélder Câmara, na Arquidiocese de Feira de Santana), onde lecionava Filosofia e Teologia; atuou no planejamento pastoral e formação bíblica de comunidades eclesiais.
Página no Facebook: Papiro do Futuro

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!