sexta-feira, 21 de março de 2014

LITURGIA, CATEQUESE. VIDA!!!

Com alegria, mas muito responsabilizado, recebi o convite de escrever
mensalmente para o blog da Catequese do nosso Regional NE 3. Sabemos que, a Liturgia é “fonte e cume” de nossa fé, de toda a nossa vida, como destacou a Sacrossanctum Concilium, primeiro documento do Concílio Vaticano II, que celebramos no Ano da Fé. Sendo assim, a fonte também da Catequese é a liturgia. E essa fonte é inesgotável!
Catequese e Liturgia caminham juntas. Se acreditamos que nossa vida se converge para o Mistério Pascal de Cristo, ou seja, ele é o centro da caminhada e nele encontramos forças para o dia-a-dia, muito mais devemos buscar a compreensão dessa realidade norteadora da vida. Buscamos, assim, o “Saber”.
Ao mesmo tempo, ter acesso às realidades do existir cristão, da profundidade do Mistério de Cristo e do “lugar” próprio que ele acontece, que é a Igreja, desperta o desejo da vivência em si. Aí, chegamos ao “Sabor”.
Muito mais poderia ser dito. Mas é só início de conversa!
Estamos diante de uma farta e bonita mesa, cheia de coloridos, cheiros e sabores. Acredito que não queremos ficar só olhando para depois contar o que nela tinha. Queremos nos fartar de tudo o que nela tem, para depois, com muito mais propriedade, dizermos das delicias que foram apresentadas.
Imagem simples. Palavras simples?!? Sim!!! Elas dizem respeito à terceira palavra do título: Vida. É a forma que escolhi para conversarmos aqui em nosso blog. Pode ser?!? Acima de tudo é um espaço de interação. Conto com sua participação!



Paz e Alegria,

Flávio Porto é Diácono na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Jussara, na Diocese de Irecê- Ba. Formado em Administração, Filosofia e Teologia, cultiva uma grande afeição pela Santa Liturgia e pela música. Dentre outras canções, Flávio é o autor do Hino catequético (CLIQUE AQUI)
twitter: @portoflavio


Um comentário :

  1. Catequese= Fazer ecoar. Liturgia=Serviço. a Liturgia, é, pois, a atualização da entrega e sacríficio de Cristo para a salvação dos homens. Cristo sacrificou-se duma vez por todas, na Cruz. O que a liturgia faz é o memorial de Cristo e da salvação, ou seja, torna presente, através da celebração, o acontecimento definitivo do Mistério Pascal. Através da celebração litúrgica, o crente é inserido nas realidades da sua salvação.

    Liturgia é antes de tudo "serviço do povo", essa experiência é fruto de uma vivência fraterna, ou seja, é o culto cristão, como que levar o fiel novamente para diante do Crucificado, logo diante de Deus. Não se trata de uma encenação uma vez que o mistério é contemplado em "espírito e verdade". Catequese início da preparação para o "serviço ao Reino".

    ResponderExcluir

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!