quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Iniciação Cristã - O que é?


Hoje, iniciamos a participação da Ir. Terezinha Mattos da Congregação  Irmãs Missionárias do Coração de Maria em nosso blog.
Ir. Terezinha tem contribuído com a formação de catequistas e vai escrever periodicamente para  auxiliando nossa formação em Iniciação Cristã.
A Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 3, agradece de coração o sim da Ir. Terezinha. Deus a abençoe !!!



Iniciação Cristã é um dos assuntos essenciais da vida da Igreja, da ação pastoral das comunidades, da vida do cristão. Muitos são os documentos, as investigações, estudos, planos pastorais, que vieram escolher ao vasto a latitude da Igreja desde o Vaticano II.  É necessário um novo empenho para, desde austeridade e o conhecimento dos diversos aspectos do tema, impulsionar a renovação da vida e aceitar o desafio das novas realidades e possibilidades da iniciação, hoje.

Ao falar de «iniciação», não nos aludimos só aos momentos sacramentais de iniciação, mas temos em conta todos os subsídios integrantes do processo de iniciação: Batismo, pedagogia de iniciação familiar, primeira comunhão, catecumenato e catequese, confirmação, comunidade eucarística…

 No processo de iniciação total entram em jogo a seriedade da evangelização, a autenticidade da comunidade eclesial, a verdade do ser cristão. Não se trata só de «como» há que administrar uns sacramentos de iniciação, mas de «qual» é o cristão que «fazemos» ao preparar e celebrar estes sacramentos. Centra-se neles uma grande parte da ação pastoral da Igreja. Batismo, Confirmação e Eucaristia são os centros significantes sacramentais de um processo que abarca mais e deve durar mais do que dura fazer o rito.

O tema levanta numerosas interrogações, ante os quais nem os pastores, nem os fieis podem permanecer indiferentes. O Vaticano II, com a sua reforma dos rituais do Batismo de crianças e a confirmação, e mais ainda com o Ritual de Iniciação Cristã dos Adultos (RICA), trouxe uma grande luz sobre numerosas questões, mas também suscitou novos “planteamentos”. Encontramo-nos contudo com uma «renovação» que espera elevar-se à plenitude.

O sacramento do Batismo é o fundamental de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito (“vitae spiritualis ianua”) e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão – O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra. 
Conforme o CIC ( Catecismo da Igreja Católica) no artigo 1 –nº 1213.

Ir. Terezinha da Silva Mattos
Arquidiocese de Feira de Santana-Ba

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!