A partir desta semana contamos com a colaboração das reflexões do Evangelho de domingo realizadas pelo Pe. Tomaz Hughes .Que Deus o abençoe padre Tomaz!
Décimo Domingo Comum (10.06.12)
Mc 3, 20-35
“Quem faz a vontade de Deus, esse é meu
irmão, minha irmã e minha mãe”.
Esta segunda parte do terceiro
capítulo de Marcos nos apresenta uma característica bastante usada neste
Evangelho. O autor intercala uma discussão com os escribas (vv. 22-30) em uma
cena em que Jesus se defronta com a incompreensão da sua família (vv. 20-21.
31-35). Ele usa o mesmo procedimento em 5, 21-43; 6, 7-33; 11, 11-21 e 14,
1-11. A finalidade é para que o leitor interprete um evento à luz do outro. Assim,
no texto de hoje, devemos nos perguntar com os versículos que tratam dos
familiares de Jesus e o trecho referente à discussão com os escribas lançam luz
um sobre o outro. Na verdade, em ambos os casos, Jesus é objeto de acusações
falsas, e é incompreendido, ou até rejeitado, pelos seus familiares, bem como
pelas autoridades de Jerusalém.
Não há dúvida que a atividade de
Jesus causa espanto e choque. Trabalhando até a noite em prol dos excluídos e
sofridos, misturando-se com gente considerada impura pela religião oficial, e
portanto, com esta ideia introjetada na visão do povo comum, e criticando
fortemente as lideranças religiosas do seu tempo, Jesus parecia para muitos
“louco” ou possuído por um demônio, ou algo semelhante. Numa cultura onde
“honra” e “vergonha” eram conceitos chaves para qualquer família, os familiares
de Jesus resolveram conter o problema, indo “segurá-lo” e trazê-lo para a casa
da família.
O confronto com a família continua
nos vv. 31-35. É interessante como Marcos constrói a cena. Quando os parentes chegam
ao local onde ele está pregando, eles nem tentam entrar para escutá-lo ou para
conversar com ele. Eles deliberadamente ficam do lado de fora e mandam
chamá-lo. Isso contrasta muito com a cena de dentro - onde uma multidão está
sentada ao redor de Jesus - a atitude de discípulo. Quando é informado da
presença dos seus parentes fora, Jesus olha aos que estão ao redor dele e faz
uma declaração espantosa e contundente: “Aqui está minha mãe e meus irmãos!” O
texto logo explica o sentido dessa afirmação: “quem faz a vontade de Deus, esse
é meu irmão, minha irmã e minha mãe!” Na verdade, Jesus não está denegrindo a
sua família, mas insistindo nas novas relações que nascem do discipulado d’Ele.
Parentesco não traz privilégio nenhum - o importante é ser discípulo e cumprir
a vontade de Deus. Assim Jesus afirma que na medida em que nós nos tornamos
discípulos/as, teremos a mesma dignidade que a sua mãe e parentes. Tudo se
relativiza diante das exigências do Reino e do seguimento!
Embora não seja uma questão de grande
importância, talvez umas palavras sobre o sentido da frase “irmãos e irmãs de
Jesus”. É bom lembrar que na tradição do Oriente Médio, não se define a família
como o pequeno núcleo de pai, mãe e filhos, mas inclui parentes próximos e
distantes. A versão grega do Antigo Testamento usa a palavra: “adelfos” (irmão)
nos dois sentidos, restrito e amplo (Gn 29, 12 e 24, 48). Podemos dizer que na
tradição cristã, existem três tipos de interpretação para esta questão.
Primeiro, entende-se o termo “irmão” no sentido do uso oriental. Segundo,
usando um documento apócrifo (não canônico) do século IV chamado
Proto-Evangelho de Tiago, se diz que a Maria casou com um viúvo idoso, José que
já tinha seis filhos/as: Judas, Tiago, Joset, Simão, Lídia, Lísia. Assim, os “irmãos”
seriam só da parte de José e não da Maria. Terceiro, seguindo São Jerônimo, se
diz que são primos de Jesus em primeiro grau. O importante é saber que a
concepção virginal de Jesus está claramente ensinada na Bíblia e faz parte do
Credo Apostólico. Mas, a questão da virgindade perpétua de Maria não é tocada
nos Evangelhos, e não adianta buscar argumentos neles em favor ou contra. Essa
doutrina faz parte da fé católica desde os primórdios.
A disputa com os escribas também
intriga umas pessoas quando fala do “pecado contra o Espírito Santo” que não
tem perdão. Em que consiste? Segunda a nota do rodapé da Bíblia TEB, “este
pecado consiste em negar-se a reconhecer o poder que atua por meio de Jesus,
atribuindo a Satanás as obras que ele realiza pelo Espírito Santo. Tal recusa à
conversão contraria o perdão”. Mas, as palavras fortes referentes a este pecado
não devem tirar a nossa atenção de algo muito mais importante - que todos os
outros pecados, por tão “pesados” que possam ter, têm perdão. Esse fato é um
grande “Evangelho”, ou “Boa Notícia” e deve nos animar que para que sejamos
portadores dessa mensagem de perdão e reconciliação a todos.
Pe. Tomaz Hughes,
SVD
E-mail: thughes@netpar.com.br
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