terça-feira, 3 de julho de 2012

Os dois primeiros dias da EBC!

Os alunos da EBC anunciam como foram os dois primeiros dias do terceiro módulo. Acompanhe!!!


Dia 1º de julho, teve início em Feira de Santana, o terceiro módulo da terceira turma da Escola Bíblico Catequética Dom Jairo Rui de Matos, do Regional NE3, com a presença de representantes de catorze dioceses.
A primeira disciplina deste módulo tratou dos Evangelhos sinóticos onde contamos com o auxílio da assessora Nacional da comissão episcopal para a animação Bíblico-Catequética, Maria Cecília Rouver.
Iniciamos as atividades com um estudo panorâmico da História da Salvação presente nas Sagradas Escrituras, analisando o contexto político-econômico e cultural em que foram escritas, estudando ainda os gêneros literários de sua composição. Concluímos a manhã com uma visão geral dos Evangelhos, especialmente de suas fontes.
Posteriormente adentramos o estudo do Evangelho de Marcos, escrito para responder a questão: “Quem é Jesus?”. Ficaram marcados os questionamentos levantados pela assessora ao final do estudo deste Evangelho: Que Deus apresentamos hoje? Que Igreja queremos? Estes questionamentos certamente podem nos conduzir a uma mudança no jeito de fazer a catequese do nosso Regional.   



No segundo, dia acordamos às 6h e 30min. ao ouvir o sininho tocar nos informando que era chegada a hora de deixar nossas atraentes camas. O frio que fazia e a chuva que caia, tornavam nossas camas ainda mais tentadoras, mas em virtude do Reino, as deixamos e começamos o nosso dia.
            Partindo do princípio de que somos cristãos católicos, nada melhor que iniciar o dia rezando. Por isto, às 7h estávamos na capela erguendo nossos louvores a Deus e agradecendo pela graça de mais um dia, pelo dom de nossas vidas e por estarmos aqui reunidos.
            Em seguida, lembrando o que dizem os mais velhos: “Saco vazio não se põe em pé,” tomamos nosso café da manhã, (quem quis escovou os dentes rsrs) e fomos aprofundar nossos estudos.
            Começamos a manhã aprofundando o Evangelho de Mateus. Com muita competência, a assessora Cecília, partindo das condições para o seu surgimento, conduzindo-nos a um passeio no contexto histórico daquela época, para que melhor pudéssemos compreender o porquê de Mateus escrever de tal modo. Enfatizou-se que os Evangelhos surgem das necessidades da comunidade, a partir de um contexto sócio político, com o intuito de responder a crise pela qual passava o povo.
            O eixo do Evangelho de Mateus é a justiça. Mateus quer, acima de tudo, apresentar Jesus como o Mestre da Justiça (Mt 9,11). Para a comunidade mateana, cumprir a justiça é realizar a vontade do Pai que se expressa na sua fé.
            À tarde foi explorado o Evangelho de Lucas e o livro dos Atos dos Apóstolos, nestes escritos foi possível observar que o evangelista tinha o intuito de animar as comunidades na sua caminhada para dar testemunho. O autor tem o intuito de que as comunidades conheçam seu lugar na história da salvação, desejando encorajá-las ao  mostrar a misericórdia de Deus manifestada na relação de Jesus com os pecadores. Lucas deseja mostrar também que a salvação é uma tarefa de hoje.
            Por fim, no inicio da noite tivemos a celebração eucarística e após o jantar alguns ficaram livres e outros cumpriram atividades previamente agendadas com a coordenação da escola ou com seus grupos de convivência.
            Que o Senhor nos abençoe e nos guarde e nos livre de todo o mal.
                                                                                                         

Alunos da Escola Catequética

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!