domingo, 8 de julho de 2012

Útimo dia da EBC: O Ministério do Catequista e uma certa nostalgia...

Neste último dia da Escola de Catequese, surgia nos participantes da escola um sentimento de nostalgia. Ao olhar uns para os outros era possível captar o semblante que por si já falava sem a menor necessidade de palavras, era visível que todos sentiam uma enorme “angústia” por saber que estava por finalizar nossa tão esperada semana de encontro.
O Pe. Jânison mais uma vez nos conduziu no dia de hoje, abordando o tema “O Ministério do Catequista”. Inicialmente tivemos uma explanação sobre a catequese incluída na Missão Evangelizadora da Igreja. Posteriormente fizemos um percurso pelos documentos da Igreja que tratam sobre a catequese e sobre o ministério do catequista.
Pela manhã tivemos a presença do Bispo responsável pela Catequese no Regional, Dom Guido, bispo da Diocese de Paulo Afonso-BA. Este, de maneira profunda e descontraída, refletiu o papel do catequista em uma sociedade em transformação, nos animando ainda com belas canções da música popular brasileira e suas reflexões.
Na parte da tarde, aprendemos sobre o “Ministério Instituído” do catequista, conforme estudo publicado pela CNBB sobre o tema. Sendo conduzidos a refletir em grupos sobre a realidade de nossas Dioceses e as possibilidades de admissão deste ministério em nossas realidades diocesanas.
Paralelo às nossas aulas, estava acontecendo desde a última quinta-feira, um retiro para as outras duas turmas que passaram pela Escola Dom Jairo, assim eles vieram no fim da tarde de hoje participar conosco de nossa última celebração e partilhar um pouco de suas experiências, de reencontro com os amigos e de vivência destes dias em retiro.
Após o jantar nossos queridos irmãos-amigos começaram a partir, partindo também nossos corações e enchendo de lágrimas nossos olhos. Lágrimas de alegria e “dor” se unem. Alegria por saber que mais uma etapa foi cumprida e “dor” por deixar pessoas que aos poucos foram nos cativando.
A nós fica a esperança de retornar para nossas Dioceses e poder transmitir, a todos aqueles que lá esperam por nós, tudo aquilo que aprendemos e experenciamos. Verdadeiramente é agora que se inicia nossa Missão. Ah, fica também a esperança de que em janeiro de 2013 estaremos reunidos mais uma vez, para juntos celebrarmos e aprender mais... tudo isto em virtude do Reino.
Por fim, deixamos aqui nossa expressão de carinho à coordenação da Escola Catequética: Obrigado pelo carinho de vocês. Pela atenção e dedicação que vocês sempre têm por nós. Que Deus os abençoe sempre!
Atenção...
“Há Amigos que nunca conquistamos, há lições que nunca aprendemos, há alegrias que nunca experimentamos simplesmente porque somos indiferentes aos maiores tesouros de Deus: as pessoas.”

Alunos da Escola Bíblico-Catequética Dom Jairo Rui de Matos

Um comentário :

  1. Deus abençoe todos os alunos desta escola e que sejam perseverantes. Em nossa diocese de Alagoinha já se veem os frutos desta escola. Um grande abraço.Ir.Neusa

    ResponderExcluir

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!