sábado, 7 de julho de 2012

Sexto dia de formação da EBC: Ênfase na Catequese com adultos!

No nosso penúltimo dia da escola Bíblico catequética, voltamos nossa atenção para a Catequese com Adultos, contando com a assessoria do Pe. Jânison, mestre e doutor em Catequese e reitor do Seminário Maior da província eclesiástica de Aracaju.
Pe. Jânison começou fazendo um breve relato da história da catequese com o intuito de deixar claro que a Catequese com Adultos é uma “velha novidade” na Igreja. Após o Concílio Vaticano II, e por sua inspiração esse aspecto na vida da Igreja é retomado com mais ênfase.
Ficou claro que a Catequese com Adultos deve ser diferenciada, uma vez que deve respeitar as peculiaridades, estando aberta à adaptação, sem perder de vista seu objetivo central: possibilitar um encontro pessoal com Jesus, a estes adultos que, muitas vezes, vivem afastados de uma prática religiosa.
Interessante notar que o desejo de procurar a Igreja para receber os sacramentos da Iniciação Cristã em idade adulta (mesmo que as motivações não sejam as que esperamos) configura-se como uma oportunidade de evangelização que deve ser aproveitada quando constatado o real interesse em ser cristão e não apenas em receber os sacramentos.
A Catequese com Adultos que se faz com inspiração catecumenal não deve ser “corrida”, com tempo pré-determinado. Planejadas as ações, o processo de educação na Fé deve ocorrer de forma a favorecer a experiência com o Cristo, e Nele nunca deixamos de mergulhar, seja qual for a idade. É um processo permanente.
Na parte da tarde adentramos na Sagrada Escritura, observando e aprofundando o jeito de Jesus catequizar os adultos com os quais tinha contato. Esta tarde gerou uma experiência muito profunda da pedagogia de Jesus tendo sido realizada inclusive por meio de apresentações criativas pelos alunos da escola.

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!