sexta-feira, 6 de julho de 2012

EBC manda notícias: quarto e quinto dias de formação!



Na quarta feira, quarto dia de encontros da Escola de Catequese, tivemos o privilégio de contar com a assessoria de Marlene Silva, uma das coordenadoras da Revista Ecoando (formação interativa de catequistas).
Divinamente inspirada, ela nos conduziu de modo espetacular a adentrar na mística da catequese, nos fazendo compreender a importância, tantas vezes esquecida até mesmo por nós, de ser catequista. Transmitindo para nós um entusiasmo e um amor incomensurável pela catequese e pelos catequistas.
Com uma experiência de vida imensa, Marlene, de modo muito simples conseguiu reavivar em nós a experiência do primeiro amor, nos mostrando que o “método” é um caminho – estrada  que ajuda a chegar onde se quer, isto é, alcançar a meta proposta.
Marlene, com muito dinamismo, ensinou-nos o método de Jesus, onde pedagogia e conteúdo se confundem numa apaixonante forma de “aprender a fazer fazendo.” Conduzindo-nos a compreender que os principais objetivos da catequese são: fazer seguidores de Jesus; Crescer na maturidade da Fé e Formar comunidades.
Sua primeira fala definiu seu objetivo do dia: que ao menos ela conseguisse fazer com que nos apaixonássemos por Jesus e pela catequese. Sem dúvida este objetivo foi alcançado no coração de todos nós. Apaixonamo-nos ainda mais pela catequese.
         No final da tarde era possível contemplar no rosto de cada catequista ali presente o encantamento diante daquela que neste dia foi imenso canal do Amor de Cristo e que comunicou com a linguagem do coração o seu amor e respeito incondicional por Jesus e por cada um dos catequistas das mais diversas realidades do Brasil que ela já visitou.  
Após um dia apaixonante pelo ministério da catequese, à noite tivemos nossa festa junina, regada a bastante alegria e muito forró, tendo até casamento na roça e quadrilha improvisada. Imaginem vocês que até Marlene entrou na dança e conosco dançou !

 
Na quinta feira, dia 05 de julho, tivemos como facilitador o Pe. Vanildo de Paiva, integrante da revista ecoando. Começamos a manhã com um momento de oração. Ele ficou responsável pela disciplina de Mariologia, o que o fez muito bem. Iniciou a aula na capela.
O Pe. Vanildo iniciou os trabalhos de hoje com um momento de oração onde cada um dos catequistas presentes deveria expor experiências com Maria, fossem elas pessoais ou de pessoas conhecidas. Após um momento de fortes emoções ele afirmou: “isto é Mariologia”.
Com as cartas na mesa, agora faltava apenas começar o jogo... e que jogo. Todo o dia foi guiado a partir do que tinha sido partilhado na oração.   
Com uma dinâmica onde o conteúdo era explanado de forma  celebrativa, tivemos durante o dia quatro celebrações de ricos momentos de partilha e profunda oração que nos permitiam compreender, a partir da experiência, o que realmente é Mariologia. Intercalamos os momentos celebrativos com momentos formativos, estudando desde os dogmas Marianos até a presença de Maria na catequese.
Finalizamos o dia como começamos: rezando e numa profunda intimidade com a Mãe de Deus, recebendo por condução da Ir. Luciene o símbolo da Fé e a Oração do Senhor.


Alunos da Escola Bíblico-Catequética


0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!