segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Escola Bíblico-Catequética recomeçou!

A partir deste domingo (01.07) até sábado (07.07) acontece mais uma formação a nível regional da Escola Bíblico-Catequética. No domingo e na segunda, a EBC conta com a presença de Maria Cecília Rover, assessora nacional da Comissão Bíblico-Catequética. 

Sobre os desafios da Catequese na atualidade, Maria Cecília destacou   que estes são bastante parecidos nos níveis nacional e regional : " o grande desafio é envolver a Igreja como um todo no processo de Iniciação Cristã."

A assessora também destacou alguns dos próximos passos para a formação de catequistas e para a ampliação do conhecimento da Catequese de inspiração catecumenal. Para isso, serão elaborados itinerários de iniciação cristã  com sugestões de roteiros que facilitem  e favoreçam a prática. Os roteiros terão sugestões, mas respeitarão as particularidades de cada local.

Sobre as Escolas Bíblico-Catequéticas, Maria Cecília revelou que há muitas escolas no Brasil e  que é necessário que se criem ainda mais, não só a nível regional, mas diocesano e paroquial. "As escolas tem um papel fundamental na formação do catequista e estão trabalhando na perspectiva da Catequese Catecumenal", afirma.

Outro ponto destacado foi a importância da formação nas novas mídias, como a internet.  O blog nacional Catequese e Bíblia é uma das referências em formação on line para catequistas, no entanto, a Comissão já está articulando todo um processo de formação EAD (ensino à distância) em diversos níveis.

Como foi dito, Maria Cecília Rover estará assessorando a EBC nestes dois primeiros dias falando sobre os Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos.

Durante a  semana estaremos publicando diariamente notícias sobre a EBC. Confira abaixo a programação. É só clicar na tabela para ampliá-la:





Um comentário :

  1. Que dias maravilhosos na presença de pessoas maravilhosas!!! Foi muito bom.Passaram por lá, como sempre, professores maravilhosos: Cecíia Rover, Pe. Sidney, Marlene Silva, Pe Vanildo Paiva e Pe. Jânisson. Sem contar na alegria e empenho dos alunos... Show de bola!!! Valeu turma e até o próximo módulo!!! Deus os abençoe!

    ResponderExcluir

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!