quarta-feira, 4 de julho de 2012

Terceiro dia da EBC

Os alunos da EBC nos contam como foi o terceiro dia do terceiro módulo. Acompanhe!!!







Iniciamos o terceiro dia de nossa Escola Bíblico Catequética com a presença do Pe. Sidney, da coordenação de liturgia do regional NE3, e coordenador de pastoral da  diocese de Jequié. Ele nos trouxe um aprofundamento na área de Liturgia e Catequese.
O Pe. Sidney iniciou a manhã de formação conceituando a catequese como educação permanente da fé e liturgia como celebração do Mistério Pascal de Cristo.
Em uma de suas falas, o Pe. nos recorda que o Concílio Vaticano II afirma a  centralidade no mistério Pascal de Cristo onde Jesus é recolocado como centro de toda a vida cristã. Portanto, o que fundamenta toda e qualquer ação litúrgica é o Mistério pascal de Jesus e sua atualização na vida do Cristão.
A formação litúrgico-catequética recebida nos permitiu perceber, a partir da visão cristocentrica que os sacramentos são vistos como participação da pessoa no Mistério pascal. Nos foi apresentado que catequese e liturgia são duas faces do mesmo mistério. A catequese leva necessariamente aos sacramentos da fé, por outro lado, uma autentica celebração dos sacramentos tem forcosamente um aspecto catequético.

Durante a tarde vivenciamos os ensinamentos da parte da manhã, pondo em prática os ritos contidos no RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos). Em grupos experienciamos quatro das celebrações previstas neste ritual: Celebração de admissão no catecumenato; a entrega do Símbolo da Fé; a entrega da Oração do Senhor (Pai Nosso); e um escrutínio menor.   

Um comentário :

  1. Que dias abençoados!!!! Valeu turma!!! Deus abençoe vocês no retorno ao solo sagrado das vossas famílias e até o próximo módulo!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é precioso para o nosso trabalho de evangelização.
Deus o (a) abençoe!